Prezado(a) trabalhador(a),
Sobre a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho, 2015/2017, informamos:
1º - Em acordo com deliberação da Assembléia Geral, O SAAE/Oeste, junto com demais Sindicatos de trabalhadores, tem defendido e reforçado a necessidade e importância do ganho real para a categoria, bem como avanços nas cláusulas sociais. Reivindicações justas para melhoria das condições de vida de cada trabalhador(a), tendo em vista um processo de defasagem salarial sofrido nos últimos anos, pois na maioria das vezes, INPC não significa recuperação do poder de compra.
2º - Que as solicitações/reivindicações dos representantes dos trabalhadores não tem sido acolhida pelo patronal (SINEPE), sob alegação de que Escolas, Faculdades e Universidades não se encontram em condições econômicas possíveis de avanços. Fato é que a negociação iniciou com o patronal informando que não tinha nem mesmo a garantia do repasso do valor do INPC acumulado.
3º - Após várias rodadas de negociação entre os Sindicatos de Trabalhadores e Sindicato Patronal, (SINEPE), negociações das quais o Saae Oeste participou ativamente, avançou-se para proposta de renovação das cláusulas sociais, mantendo-as como estão, e o reajuste salarial pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses (7,68%). Na questão do piso, o reajuste proposto é de 8,5% (ganho real de 0,82%) chegando ao valor de R$ 1.042,00 (um mil e quarenta e dois reais).
4º - Que as negociações ainda não foram finalizadas, e outras encontros poderão ocorrer. No entanto, considerando o cenário atual, vislumbramos dificuldades para que se avance para outros patamares.
Ficamos à disposição para manifestações e esclarecimentos.
Att.
Diretoria do SAAE/Oeste.
|