Prezados Técnicos e Auxiliares Administrativos,
O Saae Oeste vem participando do processo de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho -CCT 2021/2022 junto com demais sindicatos da categoria no Estado. Até o momento (depois de algumas rodadas de negociação) não conseguimos chegar a um acordo, pois há por parte do Sinepe (Sindicato Patronal) uma resistência em concordar com no mínimo a aplicação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), acumulado de 6,22%.
O Sinepe tem sinalizado a possibilidade de repassar esse percentual somente à uma parte dos trabalhadores, deixando de lado os que atuam nas escolas de séries iniciais e ensino superior. Ou seja, para estes, o reajuste seria de apenas de 4%. Em ambos os casos, ainda propõe que o reajuste de 4% repassado por algumas instituições no ano passado possa ser compensado agora, o que significa nenhuma reposição para alguns trabalhadores.
Portanto, no dia de ontem (24/03/2021) manifestamos ao Sinepe nossa discordância a esta proposta, por entender que representa perdas significativas a categoria profissional e, reafirmamos que estamos dispostos a negociar e chegarmos a uma proposta aceitável.
Há que se ressaltar a significativa perda de poder de compra ocorrida nos últimos 24 meses. Oficialmente temos um INPC acumulado de 10,47%, enquanto via de regra ao Sinepe sinaliza um repasse 4%, proposta injusta com o conjunto dos trabalhadores em educação, que no contexto da pandemia tem sido impactados de diferentes formas, e precisam ser valorizados pelos esforços extras feitos nesse período.
Quanto ao piso da categoria, propomos a equiparação do piso regional que fechou em R $1.467,00 (um mil quatrocentos e sessenta e sete reais).
Com relação às demais cláusulas sociais, não há propostas de alterações.
Reafirmamos nosso compromisso na defesa da CCT, instrumento importantíssimo na garantia dos nossos direitos.
À disposição!
Diretoria do Saae Oeste.
Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar do Oeste de Santa Catarina
(49) 3324 6756