SAAE/Oeste promove, através de documento jurídico, garantia dos direitos dos associados

 


          
           O Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar do Oeste de Santa Catarina (SAAE/Oeste), diante da sua missão que é proteger e defender os interesses de sua categoria, trabalha na perspectiva de ampliar os benefícios aos trabalhadores, via acordos e convenção coletiva de trabalho. 
           Diferente da Convenção Coletiva de Trabalho que estabelece normas para toda a categoria da base representativa do Sindicato, o acordo é um instrumento jurídico que possibilita estabelecer normas diferenciadas para um determinado grupo de trabalhadores, ou seja, é firmado entre o Sindicato e uma escola específica. Este instrumento é utilizado sempre com a intencionalidade de promover melhorias para um determinado grupo de trabalhos, seja nas relações de trabalho ou nos benefícios sociais.
           
           ACORDOS FIRMADOS
           
           Atualmente o sindicato já possui uma trajetória com vários acordos firmados. Neste ano, foi assinado acordo com a Unochapecó e com avanços. De acordo com o presidente do SAAE/Oeste, Marcos Antonio Nunes, um dos avanços desse acordo foi a inclusão do mestrado na categoria de bolsas, stritu sensu, separado das bolsas da pós-graduação. Além disso, outro avanço foi na questão da utilização de bolsa, simultaneamente, por dois membros do grupo familiar, porém em níveis diferentes, como graduação e pós-graduação, por exemplo. Exceto, terá uma exceção o funcionário que estiver realizando o mestrado. Esse acordo apenas foi focado na bolsa de estudo. “Independente da convenção coletiva não ter sido convencionada, a qual encontra-se em dissídio, o SAAE/Oeste vem garantindo os direitos dos trabalhadores com acordos coletivos em cada instituição”, declara Nunes. Os acordos assinados são retroativos a março deste ano. Além disso, o acordo com a Unochapecó deu prosseguimento ao percentual de bolsa dos anos anteriores aos associados e dependentes.
           Já na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campis São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e suas extensões, também foi formalizado o acordo referente às bolsas de estudos, tendo sido assinado o documento com a reitoria da Unoesc. “Assinamos para garantir a baixa nas bolsas para que todos possam renovar a matrícula e continuar estudando. Na negociação tínhamos a intencionalidade de avançar nas conquistas, mas a Unoesc não se dispôs a assinar algo diferente do que vem praticando com outros sindicatos. 
           
           
           CONTINUIDADE
           
           Na Universidade do Contestado de Concórdia, a validade do acordo coletivo vai até outubro de 2010, sendo que na quinta-feira (05/08) haverá reunião para avaliar o acordo e pensar melhorias na renovação que ocorrerá ainda neste ano. No Cesmar, o acordo também foi assinado no final de julho. “Os acordos tem possibilitado de uma forma gradual, com passos pequenos, melhorias significativas ao conjunto dos trabalhadores, principalmente, em relação às bolsas de estudo, que possibilitam a qualidade profissional, além de ser uma motivação para os trabalhadores permanecerem em seus locais de trabalho”, declara.