Chapecó – No último fim de semana, duas associadas do Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar do Oeste de Santa Catarina (SAAE/Oeste) estiveram participando em São Paulo, do VII Encontro Nacional de Educação Superior da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee). Mais de 200 representantes de 50 entidades filiadas a Contee debateram as proposições da entidade para o enfretamento no “Novo modelo da expansão privatista”, dentre eles o Plano Nacional de Educação (PNE).
Uma dos assuntos discutidos contou com a presença do secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, que é também presidente do Fórum Nacional de Educação. Segundo Chagas, o Projeto de Lei do PNE (2011-2020) é, “sem sombra de dúvida, o PL de maior relevância que tramita no Congresso no momento”.
Participação
Conforme a associada Tânia Dias participar desse evento lhe trouxe muitas experiências, pois inúmeras pessoas do país estiveram trocando informações sobre o rumo da educação no Brasil, o qual passa por grandes dificuldades, principalmente no que diz respeito às condições e a valorização do trabalho dos professores e técnico-administrativos. A mesma opinião é da outra associada, Lucile da Rosa Francescato. “O seminário enfatizou a importância dos profissionais da educação em nossa sociedade e em todas as esferas que atuam nos fornecendo ainda mais subsídios para que juntos possamos reforçar ainda mais a valorização desses profissionais”, salienta.
Conforme o presidente do SAAE/Oeste, Marcos Antonio Nunes, esse momento vivenciado pelas duas associadas são de extrema importância, pois contribuem para a formação política sobre o assunto. Além disso, possibilita que mais pessoas possam estar participando das discussões sobre os rumos da educação no país.
|