Além dessa contribuição, presidente do SAAE/Oeste, ressalta que é importante a participação dos trabalhadores nas atividades promovidas pelo sindicato

 


          Nesta semana, o Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar do Oeste de Santa Catarina (SAAE/Oeste) encaminhou às escolas as guias das contribuições assistenciais para recolhimento. A taxa deve ser descontada de todos os trabalhadores, ressalvado o direito de oposição, como descreve na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2011/2013, cláusula 55ª. O presidente do SAAE/Oeste, Marcos Antonio Nunes ressalta que o sindicato, mais do que uma entidade, é o instrumento legítimo que os trabalhadores possuem para buscar a construção de relações de trabalho mais justas e equitativas.
           “A contribuição, assistencial, por exemplo, é uma das formas do trabalhador em contribuir com a organização de sua categoria. Sabemos que nenhuma entidade sobrevive sem o mínimo de recursos. E o sindicato não é diferente, precisa de recursos financeiros para poder organizar sua ação na defesa dos direitos dos trabalhadores”, salienta Nunes.
           
           Recursos
           
           Os recursos obtidos são aplicados nas atividades de negociação coletiva, de formação, de articulação e solidariedade com os demais trabalhadores, além da manutenção da estrutura administrativa. Hoje, além da contribuição assistencial que é descontada em duas parcelas de 1,5% do salário do trabalhador, existem ainda mais duas formas de contribuir: através da associação, na qual o trabalhador paga 0,75% do seu salário mensal, podendo usufruir de todos os benefícios do sindicato, dentre os quais bolsas de estudo, convênio médicos e odontológicos, participar da direção da entidade, dentre outros. A outra forma de contribuir é a contribuição sindical, descontada uma vez ao ano, equivalente a um dia de trabalho.
           Porém, como lembra o presidente, a maior participação que um trabalhador proporciona ao sindicato não é a financeira, mas a sua participação efetiva nas atividades organizadas pelo sindicato, apresentando sugestões, ideias e ajudando na construção política da entidade.