Na última segunda-feira, dia 20, o Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar do Oeste de Santa Catarina (SAAE/Oeste) fechou mais um acordo coletivo com a Unochapecó, depois de negociar com a reitoria e apresentar a proposta em assembleia aos técnicos administrativos da instituição. O acordo foi finalizado com avanços significativos, um dos mais importantes foi a vigência deste documento por dois anos, possibilitando ao trabalhador maior tranqüilidade. Além disso, retomada do vale alimentação para auxiliar os trabalhadores que possuem renda menor. Sobre as bolsas de estudos, um dos benefícios mais utilizados pelos associados, houve avanços importantes. Neste caso, salienta o presidente do sindicato, Marcos Antonio Nunes existe a garantia de 70% para a graduação, podendo chegar a 90% nas licenciaturas e nos cursos tecnólogos. Já para pós latu sensu e stritu sensu, independente da área em que o trabalhador resolve cursar sua pós, o percentual chega a 70%.
Nunes salienta que para fechar esse acordo com a instituição, o passo mais importante foi dado com o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Após esse processo, foi garantindo a ampliação do período de dois anos em relação às clausulas sociais da CCT e, também, a inclusão adicional de 50% para as horas extras compensadas. Outro detalhe importante é a questão da implantação do piso estadual, onde nenhum trabalhador da categoria deve ter o salário menor que R$ 730.
Banco de horas
Na Unochapecó, o adicional de 50% das horas extras vinha sendo aplicado somente no fechamento do banco de horas. Nos casos em que o trabalhador tinha horas positivas, ele recebia por elas no fim do banco de horas. A partir da atual CCT e acordo coletivo, será também o adicional para compensação, a exceção feita é para as situações em que o trabalhador está devendo horas, sendo que nestes casos a reposição será hora por hora. “Com 15 dias que antecedem o fechamento do banco de horas, o trabalhador poderá solicitar, também neste caso, que as horas negativas existentes até o limite de 60 horas passem a integrar o novo banco de horas”, salienta o presidente.
Ampliação dos direitos
Porém, mesmo com avanços nas compensações de horas, bem como na ampliação dos percentuais de bolsas de estudo, alguns itens não foram alcançados. No próximo acordo, o sindicato lutará, ainda mais, para ampliar o valor do auxílio alimentação para todos os trabalhadores da Unochapecó, ampliação da licença maternidade para seis meses, ampliação das ausências legais para acompanhamento de filho, dependente ou pessoa idosa que necessite de acompanhamento e aumento real do salário.
|